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10 dicas para engajamento no Instagram

Em 2018 o Instagram só tende a crescer. Com mais de 800 milhões de usuários ativos, ele é qualificado pelo Social Media Trends 2018 como a rede social em maior crescimento nos últimos tempos. Mas como usar o Instagram a seu favor e a favor da sua empresa?

Separamos 10 dicas imprescindíveis para utilizar, segue abaixo:

  1. Desenvolva um relacionamento duradouro com seus seguidores

Um dos fatores que o algoritmo do Instagram analisa é o relacionamento entre os usuários, postagens e páginas. Por isso, desenvolver um relacionamento duradouro, baseado em engajamento constante e com crescimento saudável, deve ser seu objetivo principal.

Mas como fazer isso? Entenda as preferências de sua audiência, descubra o que eles querem ver em seu perfil, ofereça conteúdo de qualidade e tenha uma boa frequência de postagens.

  1. Crie conteúdo que as pessoas queiram compartilhar

O Instagram valoriza não apenas conteúdo que engaja os seguidores, mas também conteúdos que despertam o desejo de compartilhar.

Sinais importantes de conteúdos relevantes são as marcações de outros usuários em comentários e o compartilhamento privado (por meio das mensagens diretas) de posts e stories. Isso mostra que as pessoas consideram suas postagens relevantes a ponto de convidarem outras a vê-las!

As dicas nesse tópico valem para o anterior: crie conteúdo relevante e o compartilhamento será uma consequência. Outra boa tática é fazer postagens que levem as pessoas a pensarem em amigos e familiares.

  1. Tenha uma identidade visual da sua marca

Em meio a tantas imagens no feed, uma boa identidade visual vai garantir que você se destaque para seus seguidores e que eles sempre identifiquem que aquele post é seu.

Isso faz com que os seguidores realmente interessados em suas postagens parem e consumam o conteúdo produzido, além de uniformizar sua comunicação pela rede.

É interessante estabelecer um padrão de posts no feed da sua página. Estão todos ordenados?

  1. Produza boas imagens e vídeos

O Instagram é uma rede baseada no visual, por isso, nada mais lógico do que ter boas imagens e vídeos no seu perfil. Um conteúdo visual de qualidade gera mais curtidas, engajamento e compartilhamentos, ou seja, um engajamento que será positivo para a sua marca.

Além disso, boas imagens e vídeos atraem novos seguidores e destacam-se no feed de exploração.

  1. Conheça e entenda os seus seguidores

Saber quem são seus seguidores é fundamental para oferecer a eles o que eles buscam. Entenda o perfil de quem acompanha sua marca, ou seja, conheça sua persona e entenda quais as particularidades de seu comportamento quando se trata do Instagram.

Uma boa forma de fazer isso é usando o Instagram Insights, que permite descobrir informações demográficas como gênero, idade e localização. Ele também permite entender o impacto de suas postagens e quem está sendo impactado.

  1. Use o Instagram Stories

O Stories conta com cada vez mais recursos, que permitem que maior customização e um visual mais interessante, estimulando a relação com seus seguidores. O engajamento no Stories faz com que tanto as histórias quanto as postagens apareçam antes para os seguidores.

Como criar bons conteúdos para suas histórias? Aqui vão algumas ideias!

  • Conteúdos dos bastidores, os famosos “behind the cameras”;
  • Detalhes do produto ou serviço.
  • Fazer perguntas (use as “Enquetes”!).
  • Conteúdo produzido pelos usuários.
  • Criar uma série para o Instagram Stories (o que estimulará que seus seguidores te acompanhem diariamente).

Além disso, a mais nova possibilidade de salvar suas histórias nos “Destaques” do perfil e disponibilizá-las por mais tempo cria uma seção de postagens, permitindo que você produza conteúdos com diferentes temáticas e objetivos!

  1. Tenha uma Bio interessante

Uma boa bio para o Instagram deve oferecer informações completas sobre sua marca, esclarecendo para o usuário o que ele precisa saber, como: descrição da marca, site, contato (email, telefone, WhatsApp), endereço (em caso de negócios locais) e outras informações relevantes para as particularidades do seu negócio. A bio deve ser objetiva, clara e não pode ser muito longa.

E por que isso importa?

Uma boa bio garante que as pessoas sempre recorram ao seu perfil para acessar as informações da sua marca. Ou seja, elas irão buscar seu perfil na barra de busca ou sempre acessá-lo, o que é um sinal positivo para o algoritmo.

  1. Use as hashtags com cautela

As hashtags são elementos importantíssimos, pois ajudam a todos conectar-se uns com os outros. Com o novo recurso do Instagram, que permite que os usuários sigam as hashtags, isso fica ainda mais evidente. Mas, atenção! Não basta colocar todas as hashtags na sua postagem de uma só vez.

  • Tenha o bom senso: O instagram permite até 30 hashtags por comentário, mas não abuse disso. O excesso de hashtags polui seu conteúdo e incomoda o usuário.
  • Seja específico e relevante, só use as hashtags que tenham relação com a postagem.
  • Observe as tendências, acompanhe os assuntos do momento.
  • Use diferentes hashtags e invista em suas variações.
  1. Descubra os melhores horários de postagem

Descobrir o horário de postagem significa entender qual horário mais seguidores acessam o aplicativo.

Isso é fundamental para garantir o engajamento inicial do post que, como já falamos, é um dos fatores que fazem com que o algoritmo interprete positivamente a postagem e mostre-a para mais usuários.

Atenção: para descobrir os melhores horários de postagem, é importante fazer testes e analisar o comportamento da sua audiência. Além disso, o melhor horário de postagem pode variar de acordo com o tipo de conteúdo.

  1. Invista em anúncios

Eles são positivos pois aumentam o engajamento com suas postagens, trazem novos seguidores e aumentam também as visualizações do seu perfil. Além disso, eles são sinais importantes para o Instagram que você está investindo na rede para chegar até os usuários.

O Instagram é tão bacana que cada vez chega com uma novidade diferente. Aproveite esse espaço na internet para atingir o seu público!
Nós sabemos de todas as tendências, pois estamos sempre conectados em todos os meios. Contrate uma agência de qualidade, faça parte do #teamWDK.

Escrito por Thaís Costa do blog MarketingdeConteúdo
Adaptado por Daniele Wan Dall da Agência WDK.

 

 

 

 

Agência WDK10 dicas para engajamento no Instagram
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