COMUNICAÇÃO DO MUNDO WEB

blog1.jpg

Design Gráfico, Comunicação Visual e Publicidade, qual a diferença?

O que é Comunicação Visual?

É todo o meio de comunicação expresso com a utilização de elementos visuais, como: signos, fotografias, desenhos, gráficos, vídeos entre outros. É muito usada na propaganda, pois exige menos tempo para veicular uma ideia do que o texto necessitaria, e como a propaganda precisa atingir rápido o público, nada mais eficaz que recursos imagéticos. A comunicação Visual, executa o papel de levar a informação sem demandar muito tempo do receptor, e sem perder a eficácia.

O que é Design Gráfico?

Design é toda concepção configuração, elaboração de algum artefato, visando a busca pela solução de um determinado probema. O design surge a partir da busca de uma solução para determinada necessidade, aplicando conceitos, tanto estético, como estratégicos, sem perder a viabilidade. Por exemplo: Existe além do design gráfico, o design de interiores, design de produto, e o design de moda.
O profissional designer gráfico atua como o conciliador dos aspectos sócio culturais de um público alvo à mensagem enviada, e com sua criatividade ele executa o objetivo comunicacional de forma eficaz, utilizado imagens que exprimam de forma direta a ideia a ser veiculada. O Design Gráfico é uma área que trabalha muito com desenhos e tem sua evolução ligada ao crescimento e expansão das técnicas de computação gráfica.

E a publicidade, onde entra em tudo isso?

Publicidade é tornar algo público com intuito de adquirir benefícios financeiros em troca, ou seja: vender. Já propaganda é o ato de propagar um senso ou uma ideia. O publicitário é um profissional especializado em campanhas e peças publicitárias. Ele trabalha para apresentar um produto ou serviço ao consumidor, promover sua venda ou garantir uma boa imagem da marca. Pesquisa o público-alvo, levantando dados como idade, condição socioeconômica, escolaridade, costumes e hábitos de consumo. Faz a arte de embalanges e cria logotipos. Escolhe a abordagem e os meios de comunicação mais adequados à campanha: anúncios, comerciais de rádio e TV, ou banners e internet. Cria textos e as imagens e acompanha a sua produção. Depois da campanha, avalia o impacto da propaganda sobre o consumidor.

Então depois das definições exercidas, uma agência de publicidade é onde exerce a comunicação visual, verificando quais os elementos visuais que a sua empresa deve agir conforme a campanha realizada, o designer gráfico fica encarregado de fazer as peças gráficas da campanha.
Mas, quando falamos em empresas de comunicação visual, o que elas fazem? Bem, as empresas de comunicação visual, em sua maioria, é que faz as impressões gráficas (outdoor, topsights, banners, letras caixa, adesivação, etc.) realizadas pelo designer gráfico de dentro de uma agência publicitária.
Ah, mas e a gráfica? Normalmente a gráfica é a qual realiza impressões de cartões de visita, flyers, folders, marca página, calendários, agendas, etc.)

Quem é o profissional ideal para criar minha marca? Com certeza, você deve recorrer a uma agência de publicidade. Eles irão analisar o mercado inteiro a fundo de realizar a melhor identidade visual para a sua empresa.

Em qualquer lugar do mundo que você vá, existe Design Gráfico, Comunicação Visual e Publicidade e Propaganda. Isso é necessário para a vida do ser humano. Ninguém vive sem se comunicar, principalmente para o mundo capitalista das empresas. Ninguém vende se não se comunicar.

Escrito por Daniele Wan-Dall da WDK Digital
Agência WDKDesign Gráfico, Comunicação Visual e Publicidade, qual a diferença?
Compartihar este post

Comentar