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7 maneiras de não perder dinheiro no Facebook


Essa lista foi realizada pela Camila Porto, autora do livro “Facebook Marketing”, a qual apresenta as principais atitudes a serem tomadas por quem deseja investir da melhor maneira em anúncios na rede social.

 

1. Tenha planejamento e clareza

Antes de mostrar quem você é no Facebook, é preciso ter certeza de quem você é. Para anunciar na rede social é preciso que a empresa tenha bem estabelecida sua missão, seu público e o objetivo a ser alcançado nesta mídia. “Para segmentar corretamente nos anúncios, você precisa saber pra quem quer vender”, explica.

 

2. Cinco reais por dia

O valor mínimo a ser anunciado no Facebook pode ser um ótimo ponto de partida, além da garantia de investimento baixo. “Como os anúncios podem ser mudados conforme os resultados que geram, e considerando que, no começo, a maioria dos empresários é reticente a gastar muito, sugiro que aproveitem ao máximo o que o Facebook tem de melhor, que é a possibilidade de conseguir ótimo retorno com pouco investimento”, ensina a especialista. Entre tantos exemplos, Camila cita uma pousada que conseguiu 100% de reservas com R$46. “Quando os anúncios estiverem indo bem, aí você aumenta o investimento conforme seus planos”.

 

3. Mensure o engajamento e o desempenho

Quem anuncia tem acesso à ferramenta Facebook Insights, que oferece informações completas sobre as publicações impulsionadas, indicando o alcance orgânico e o que foi conquistado pelo investimento, assim como a interação dos usuários – pessoas que clicaram, curtiram ou compartilharam o conteúdo. Também é possível ver quantos clicaram para visitar a sua página, quantos novos fãs a página ganhou e até mesmo quantos usuários não gostaram do anúncio ou “descurtiram” a página. É importante que as mudanças de estratégia sejam feitas sempre conforme os dados apresentados.

 

4. Defina o objetivo do anúncio

Além de “impulsionar uma publicação” já criada como postagem da sua página, existem outras formas de anúncio no Facebook. Como a principal fonte de rende da rede social vem por meio destes anúncios, eles facilitam ao máximo. No entanto, há outras formas de anúncio que devem ser estudadas conforme o objetivo da empresa. O gerenciador de anúncios do Facebook oferece a possibilidade de conseguir novas curtidas para a página, no caso de a empresa precisar aumentar sua base de fãs, mas também oferece formatos para gerar tráfego para a página, conversões em vendas, instalações de aplicativos, e outros. O uso de imagens chamativas de qualidade é tão importante quanto o texto bem escrito.

 

5. Replique e escale o que deu certo

Imagem, texto, segmentação e tipo de anúncio são algumas das variáveis que contribuem para o sucesso ou fracasso de um anúncio. Camila lembra que nem todos os tipos de anúncio podem funcionar, por isso é necessário acompanhar diariamente o desempenho deles. “O que não dá resultado deve ser cancelado, e o que trouxer mais cliques, visitas e vendas deve ser mantido, replicado em outros momentos”, ensina. “É importante valorizar aquilo que dá resultado”.

 

6. Faça Remarketing

Outra estratégia importante para anunciar no Facebook é fazer o remarketing, ou seja, anunciar a quem já se interessou pela sua marca. “Uma das opções é usar o Remarketing Nativo, que é possível na hora de personalizar o público alvo do anúncio”, conta Camila, que explica que é possível criar listas de pessoas que se interessaram por um produto do e-commerce ou que visitaram o site da empresa, caso haja um pixel de remarketing instalado no site. Também é sempre possível anunciar apenas para quem já curtiu a sua página.

 

7. Monitore: você não está livre de problemas

O lado ruim de ter acesso direto ao que os consumidores dizem é que eles podem falar coisas negativas sobre a sua marca. No entanto, Camila destaca que este é um ônus pequeno diante do lado positivo de estar nas redes sociais. “Afinal, as pessoas já estão lá, e vão falar da sua marca de qualquer forma, portanto o melhor a fazer é colocar sua marca na rede social e lidar com isso de forma positiva”. As empresas precisam ter planos para responder a possíveis crises, e devem não apenas monitorar o que é dito, como responder o mais rápido possível a perguntas e outras demandas dos clientes.

Retirado do blog AdNews
Adaptado por Daniele Wan Dall da WDK Digital
Redator7 maneiras de não perder dinheiro no Facebook
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