COMUNICAÇÃO DO MUNDO WEB

follow-the-colours-teoria-das-cores-circulo-cromatico.jpg

Color Theory: animação reúne conceitos e explica facilmente a teoria das cores

As cores têm um papel tão importante nas nossas vidas, que nós as usamos para descrever nossos sentimentos e ações. A verdade é que as cores permeiam tudo ao nosso redor, ainda que a gente não pare para pensar a respeito. Um belo arco-íris depois de um dia chuvoso, uma aquarela com os mais variados tons de tinta, caixas de giz de cera ou, até mesmo, as latas de lixo reciclável que encontramos pela cidade.

Se você gosta do assunto, deve saber que existe um estudo sobre a existência delas. A Teoria da Cores afirma que a cor é um fenômeno físico diretamente ligado à luz. Ou seja, se não existisse luz, não seria possível enxergar esse universo como vemos todos os dias.

Vários estudiosos desenvolveram estudos sobre o fenômeno das cores, como Leonardo Da Vinci, Isaac Newton, Goethe. Isaac Newton foi o primeiro a relacionar a existência das cores com a luz solar. Ele chegou à essa conclusão quando dissociou a luz do sol nas cores do arco-íris por meio de um prisma. Newton estudou o fenômeno da difração, que consistia na decomposição da luz solar em várias cores quando atravessava esse prisma, e denominou o conjunto de cores como espectro. O espectro é formado pela união das cores vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. As sete cores que compõem a luz do sol e que formam o arco-íris.

Teoria-das-Cores1

Para compreender essa teoria, a maioria dos estudos baseia-se no círculo cromático, cujas cores se dispõem em determinada ordem, de acordo com sua natureza. O círculo cromático contém 12 diferentes cores, que ajudam a visualizar as cores primárias, secundárias e terciárias que formam o espectro visível. Como muitos sabem, as cores primárias (vermelho, amarelo e azul) dão origem às secundárias (verde, laranja e roxo) e, a partir delas, surgem as cores terciárias e suas tonalidades, complementando o círculo e desenvolvendo as cores complementares, tríades e análogas.

Diante disso, a artista e designer gráfica Rhea Lelina Manglapus procurou explicar esses conceitos e vários outros por meio de uma animação (em inglês) que reúne uma grande quantidade de informações a respeito do fenômeno das cores. Vale a pena dar o play!

Escrito por Ana Carolina Prado do Follow the Colours | Infográfico por Alyson Correia
Adaptado por Daniele Wan Dall da WDK Digital
Agência WDKColor Theory: animação reúne conceitos e explica facilmente a teoria das cores
Compartihar este post

Comentar

Posts Relacionados