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Cuidado com as promoções na sua empresa

De forma muito básica, para todo mundo aprender, é necessário distinguir a diferença entre marketing, propaganda e promoção.

  • A propaganda serve para construir marcas.
  • A promoção estimula a experimentação e aumenta o nível de vendas durante o período que ela existe.
  • Marketing é atender às necessidades empresariais mais profundas.

Neste artigo em específico, vou comentar sobre a promoção de vendas, seja ela de um serviço ou produto. Promoção de vendas pode ser definida como um conjunto de métodos e recursos que visam aumentar o volume de vendas de um produto ou serviço durante um período determinado, estando no alcance de qualquer empresa, pois não depende de altos investimentos.

Para aumentar esse nível de vendas, a promoção deve obrigatoriamente proporcionar ao consumidor um benefício concreto, sensibilizando-o naquele momento. Não se deve prolongar uma campanha por muito tempo e nem realizar ela EXCESSIVAMENTE. O benefício adicional pode incorporar-se ao produto ou serviço, reduzindo o impacto e os resultados da ação promocional.

A seguir, alguns passos que você precisa seguir para criar sua promoção:

  1. O primeiro passo

Antes de começar a criar qualquer promoção, trace seus objetivos e metas. O que você quer? Ganhar mais seguidores, tornar sua marca conhecida, aumentar sua lista de contatos e leads, gerar vendas imediatas, gerar tráfego para sua loja online?! Analise bem quais a suas necessidades atuais e trace um planejamento da sua campanha com base nisto.

  1. O segundo passo

De nada adianta criar uma promoção e atrair pessoas que não tem nada a ver com o seu mercado de atuação e que, após acabar a promoção dificilmente vão interagir com sua página. É mais importante a qualidade das pessoas que você atrai do que a quantidade de curtidas. Faça uma análise de personas e, com base nas informações coletadas, como faixa etária, sexo, características de consumo, entre outras coisas, trace sua campanha promocional.

  1. O terceiro passo

É extremamente necessário criar o tipo de promoção, e com base em todos os dados coletados nos primeiros passos, escolha a que mais se adequa para sua necessidade empresarial.

Sorteios: É uma forma mais fácil tanto para quem participa, quanto para quem administra a promoção. Pode ser solicitado que os usuários curtam a página e/ou façam um comentário para participar. Mas muito cuidado neste daqui! Tente perceber se realmente vale a pena fazer um sorteio de “qualquer coisa” que não tenha nada a ver com seu ramo de negócio. Outra coisa é pegar e-mail fazendo sorteios para depois mandar mailing. Atualmente, o mailing é tão excessivo que a taxa de rejeição é altíssima.

Concursos de votação: Uma ótima forma de obter feedback dos clientes. Um exemplo é pedir para seus seguidores escolherem sua próxima coleção de produtos e oferecer um prêmio para o escolhido. Isso pode garantir um pouco de diversão e engajamento. Tenha bastante criatividade para atrair seus seguidores e conseguir coletar esses dados.

Concursos de legendas de foto: Peça que os participantes enviem uma legenda para uma foto que você escolhe. Você pode conseguir inúmeros fãs, e-mails e engajamento! Isso pode movimentar sua página positivamente dependendo da foto escolhida.

Concursos de frases: Obtenha feedback dos participantes para o seu negócio. Peça que os clientes escrevam, em poucas palavras, sobre o tópico que você escolher, do tipo “Por que sua mãe é a melhor?” para criar a campanha de dia das mães, por exemplo. Você pode selecionar uma banca de análise para escolha da melhor frase.

Concurso de fotos: Consiga material criado por usuários pedindo para que eles enviem as melhores fotos onde apareçam usando o seu produto ou qualquer outro tema relacionado ao seu negócio. A escolha pode ser por foto mais curtida ou outro critério estabelecido por você.

Concurso de vídeos: Leve seu concurso de fotos um passo a frente pedindo para que usuários enviem um vídeo curto sobre seus produtos ou algo relacionado. A escolha do melhor vídeo pode ser feito tanto por votação quanto por uma banca avaliadora.

Compras coletivas: Fácil de entrar e permite que você faça vendas imediatas com cupons de desconto. Isso gera mais curtidas e endereços de e-mail. Se você vende produto, a ideia de enviar algumas amostras para os “digital influencers” e pedir para eles gravarem um Stories (Instagram) ou um vídeo no Youtube para demonstração do produto juntamente com esse cupom de desconto para as pessoas comprarem.

Lembre-se das partes importantes!

  1. Defina o regulamento e/ou regras da sua promoção-campanha. A duração, como participar, quem poderá participar e como será escolhido o vencedor do concurso, etc. Não deixe nenhuma informação incompleta e que podem gerar dúvidas. Lembre-se de que, sua promoção, concurso ou sorteio deve ter ligação direta com sua marca e com seu público-alvo.
  1. Escolha o prêmio certo! Assim como todo o regulamento, seu prêmio tem que ter a ver com a sua marca, além de ser atrativo ao ponto das pessoas participarem.
  1. Planeje sua divulgação, qual a melhor rede social de acordo com o seu público-alvo. Haverá investimento de divulgação? Crie um título atrativo, com uma descrição atrativa, e que tenha um apelo visual com qualidade, ilustração ou uma arte com layout atraente. Invista, se necessário, na sua campanha.
  1. Personalizar sua página, traz mais visibilidade à sua promoção. Crie capas e avatares personalizados conforme a sua identidade de promoção. Revisar tudo antes para evitar erros e inconsistência de informações. Depois de postado tudo, ficará difícil consertar.
  1. Divulgue o ganhador. Parabenize-o pela sua conquista, e neste momento convide as pessoas para participar de outras promoções futuras.
  1. Não se concentre nos preços, pois poderá trazer danos, não só no caixa da empresa, mas principalmente à qualidade do serviço/produto entregue e, por consequência à fidelidade desse cliente.
  1. Tenha produto o suficiente em estoque. Estabeleça com sua equipe de venda um bom treinamento de vendas e atendimento. Para que após essa promoção, o consumidor lembre da sua marca e volte comprar mais vezes.

Agora vem a parte principal que quero chegar com todas as informações citadas acima!
Quando uma ação é bem-sucedida, o cuidado MAIS importante que você tem que tomar é: NÃO CAIA nas tentações de repeti-la mais vezes logo em seguida.
Com o prolongamento do tempo, o cliente passa a desconfiar que a promoção é permanente e então, o benefício adicional se perde. Uma das soluções para este fato é a rotatividade de produtos e técnicas promocionais. Desta forma, na percepção do cliente, sempre haverá novos motivos para comprar.

Compare uma loja onde “tudo” sempre está com desconto e outra que faz a cada duas ou três meses uma promoção consistente e diferente, num momento com descontos, em outros sorteios e assim sucessivamente, variando os produtos e as formas de se comunicar com o mercado.

Se você possuir alguma dúvida referente a promoções, conte conosco para uma consultoria de marketing digital.

Escrito por Daniele Wan Dall, da Agência WDK.
Daniele Wan Dall é técnica Publicitária formada pela UniOPET, e Bacharel em Administração pela IEL/PR. Pós-graduanda em Gestão de Marketing pela Universidade Positivo.
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