COMUNICAÇÃO DO MUNDO WEB

ux.jpg

Design UX ou UI?

No início dos anos 2000, as siglas UX e UI não eram tão populares para definir cargos: éramos todos designers e fomos trabalhando mesmo sem uma denominação específica e muitos sem perceber o que já estavam fazendo. A necessidade do usuário e os avanços tecnológicos criaram uma demanda especializada.

Mesmo que a experiência do usuário sempre tenha existido, ela começou a ganhar uma definição nos anos 90, quando Don Norman disse em uma entrevista:

“Eu inventei o termo experiência do usuário porque achava que interface do usuário e usabilidade eram muito restritos, eu queria cobrir todos os aspectos da experiência de uma pessoa com o sistema, incluindo design industrial, gráficos, a interface, a interação física e o manual. Desde então o termo tem se espalhado amplamente…” [Don Norman / meados de 1990]

Chegamos em um tempo em que existem milhares de apps no celular, smart watch, tablet, smart tv, IoT (internet das coisas) e a todo momento surgem novos produtos que usam interfaces e precisam de uma boa experiência para o produto ter vida no mercado.

Nesta última década a área de design se desenvolveu com muita rapidez, e por isso evoluiu também o número de especialidades na profissão e as formas de denominá-las:

Design, Web Design, Web-Dev, Design visual, Design de interface, IxD, Design de Interação, Design de Produto, UI, UI Design, UI/UX Design, Usabilidade, UX, UX Design, Design da Experiência do usuário, UX Strategy, UCD, Design Centrado no Usuário, Design de Aplicação, Design de Navegação, User Experience Researcher, Design Industrial, Design da Informação, AI, Information Architect, Arquiteto da Informação, Data-Informed Design, Data-Driven Design, Data-”whatever” Design, Service Design, só para mencionar algumas.

Tem design para tudo hoje em dia!

As funções se tornam disciplinas isoladas entre suas especializações. E com isso há dúvidas na área e muitas pessoas não sabem que caminho seguir.

Então afinal, qual a diferença de forma simplificada entre UX e UI? De forma simplificada.

UX: User Experience, Experiência do Usuário

UX é toda a pesquisa para uma melhor interação e comportamento do site/app/produto/marca.

Pense em pesquisa, testes, experiência, emoções, conteúdo, hierarquia, fluxos…

UI: User Interface, Interface de Usuário

UI é a interface visual do site/app/produto/marca.

Pense em interação, harmonia visual, fonte, respiro, tipografia, cores, formas…

Podemos dizer que em um determinado projeto, o UX pesquisa e testa como o produto vai dar prazer ao usuário, e o UI cuida da interface, a parte visual do produto.

1-qpq5m6Ua2RL4feXicflO4A

Mas e aí? UX é parte de UI? Ou UI é parte de UX?

Eles andam de mãos dadas desde sempre. É impossível pensar um projeto sem pesquisa, sem saber quem vai usar o produto, sem pensar nas frustrações e motivações dos usuários. É o UX que direciona a escolha da UI.

E a UI também determina a experiência. Usando uma metáfora simples: você não pode ir à partida de futebol no estádio de um time usando uma camiseta da mesma cor do time rival. Tem que verificar e pesquisar! Da mesma forma, um aplicativo não pode ter as cores do concorrente.

1-zB_ulwsJRgxXyI3RrKVAtg

Enfim, experiência e interface são multidisciplinares, envolvendo os aspectos da psicologia, neurociência, antropologia, ciência da computação, design gráfico, design industrial e ciência cognitiva. É preciso pesquisar, desenvolver empatia, e usar métricas. Sem pesquisa não há uma boa experiência do usuário e sem design não existirá uma boa interface, e sem os dois não existirá um produto inovador. As disciplinas não podem ser tratadas isoladamente. Seria tipo avião sem asa, fogueira sem brasa, futebol sem bola ou Piu-Piu sem Frajola!

Não existe como separar UX & UI e todo o profissional de design deve compor essas duas siglas em seu trabalho.

Escrito por Rochelle Rogge do blog uxdesign.cc Brasil
Adaptado por Daniele Wan Dall da Agência WDK Digital

 

Agência WDKDesign UX ou UI?
Compartihar este post

Comentar

Posts Relacionados