COMUNICAÇÃO DO MUNDO WEB

img1.jpg

Empresário medíocre, empresa medíocre


Percebo a cada dia que o maior erro das pequenas e médias empresas brasileiras não está dentro da área de recursos humanos, finanças, logística, comercial e demais. O maior erro está na mente dos proprietários dessas empresas. Muitos ainda carregam consigo uma mente medíocre, consequentemente tornando suas empresas medíocres.

Toda vez que um cliente me fala que precisa criar estratégias de Marketing para “abrir mercado” e “inovar”, eu faço duas perguntas básicas:

1) O que significa mercado para você?
2) E, o que é inovação para você?

Devemos entender que mercado nada mais é que o encontro da oferta com a demanda e, se sabemos que mercado é o encontro da oferta com a demanda, então precisamos nos preocupar em como oferecer os nossos serviços e produtos de forma que faça as pessoas se conectem emocionalmente com o que oferecemos.

Muitas vezes falamos sobre inovação, aí entra a segunda pergunta: O que é inovação? Inovação é gerar valor ao ser humano. Nesse aspecto existe uma grande dificuldade por parte das equipes de marketing dentro das empresas, pois só se inova quando entendemos a mente humana, quais são os seus medos e os seus prazeres. Sempre digo em minhas palestras que os empresários deveriam parar de pensar em números, métricas e deveriam pensar mais no consumidor (ser humano) e se perguntar: “porquê que o meu consumidor consome o meu serviço/produto?”. A maioria ainda não faz isso e empurram seus serviços e produtos para o mercado para um consumidor que não está disposto a comprar o que eles oferecem. Os gestores, conseguem apenas montar uma equipe de mercenários que trabalham para manter os seus empregos.

img2

Devemos nos preocupar com o que realmente gera valor para as pessoas. Não devemos olhar o consumidor como uma máquina que dirá sim toda vez que oferecemos um serviço ou produto.
Uma grande parte dos empresários ainda não sabe como fazer “negócio de verdade” por não conhecer o que chamamos de Trade-Off (custo compensado). A primeira atitude de alguns, numa situação de crise, é cortar seus investimentos em marketing, mais especificamente na comunicação integrada de marketing, que vai desde a estruturação de uma identidade visual até uma campanha de facebook, por exemplo. Uma boa identidade visual demonstra profissionalismo da sua empresa. Se a sua organização não tem um bom material institucional, o que garante que entregará um serviço profissional e com qualidade? A sua marca é o símbolo que identifica o significado de seu nome e os conceitos que ela pretende transmitir. Ter um material institucional bem desenvolvido e consistente, reflete em um grande benefício: aumento de credibilidade e sucessivamente ao aumento das vendas.

No ambiente de trabalho, temos inúmeros casos de mediocridade. É o caso do gerente de vendas que não atende o cliente que está aguardando, pelo fato de ter, segundo ele, um cargo superior e que esta não é sua tarefa. Ou do proprietário da empresa que passa por todos os funcionários sem cumprimentá-los e, em reuniões, afirma da atenção que todos devem dispensar aos clientes, embora ele, não aja dessa forma com os seus principais clientes: seus colaboradores. Diga-me, sinceramente, o que você irá perder se agir assim? Talvez você não se deu conta, mas você estará sendo testado pela empresa para ver qual é o seu grau de comprometimento com ela, ou se está ali meramente para receber um mísero salário ao final do mês, porque é exatamente o que acontece com pessoas medíocres: vivem mendigando trocados!

img3

Os empresários em geral, assim como os funcionários colaboradores, devem se manter com mente aberta para mudanças. O mercado abre oportunidades a todo momento e todos nós temos que estar preparados e aproveitar isso de uma forma rápida, eficaz e eficiente.

Escrito por Daniele Wan Dall e Rodrigo Bueno da Agência WDK Digital
RedatorEmpresário medíocre, empresa medíocre
Compartihar este post

Comentar

Posts Relacionados