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Escolha a cor certa para a sua marca

 

Vermelho

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Existem em diferentes lugares vários significados para a cor vermelha. Porém, em geral, essa cor nos faz sentir energizado, apaixonado, poderoso, forte e rápido. Vermelho também tende a ganhar uma associação com o sangue, o que lhe dá um pouco de intensidade.

O que é mais interessante sobre essa cor é coo muitas vezes é vista em logotipos e anúncios todos os dias. CNN, Coca-Cola, e Pinterest, todos usam vermelho em seus logotipos, por exemplo, apresentando alguns temas comuns da marca através de três empresas diferentes.

Todas essas marcas transmitem, de uma forma ou outra, que seu produto possui as chaves para o sucesso final. CNN dá o poder de aprender, Pinterest fornece o poder de criar, e Coca-Cola oferece o poder de se divertir, com poder de fortalecer as mensagens de marca e um icônico logotipo vermelho.

Curiosidade: Vermelho é a cor internacional que significa “parar”.

 

Laranja

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Outra tonalidade brilhante e expressiva, que traz tanto vibração quanto equilíbrio para um projeto. Como o vermelho exige atenção, mas é um pouco mais suave do que a cor principal e é, portanto, menos agressiva.

Devido a associação com a fruta, a laranja é vista frequentemente em logotipos de bebida. Fanta e Crush são bons exemplos – bebidas divertidas associadas com o sabor de laranja. Mas o tom do laranja também pode ser visto sutilmente no logo da Amazon, que é totalmente preto e branco, exceto por uma seta laranja sorridente que se conecta o A ao Z. Não é tão ousado como vermelho seria, mas ainda capta sua atenção e dá uma sensação de calor.

Curiosidade: Até a chegada da fruta à Europa, não existia uma palavra para designar essa cor.

 

Amarelo

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Muitas cores podem ter significados conflitantes, e isso especialmente verdadeiro quando se trata do amarelo. Enquanto a cor brilhante tem algumas associações positivas, como alegria, sol, verão e felicidade, também existem conotações negativas. Em algumas partes do mundo, o amarelo está ligado à doença, ciúme e perigo.

Entre as empresas que usam o amarelo de forma positiva estão o Mc Donald’s, Nikon e National Geographic. Cada uma dessas empresas é muito diferente, mas todas compartilham um tom que sugere que eles trazem alegria para a vida dos consumidores.

Curiosidade: Segundo a Global Color Survey, 80% das pessoas do mundo dizem que o amarelo é a cor que melhor representa a felicidade.

 

Verde

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Verde é associado às vezes com a ideia de “siga em frente”, especialmente na cultura americana, por causa dos semáforos. Mas em uma escala global, marcas tendem a usar verde em seus logotipos se estão associados ao meio ambiente, o que pode representar valores de renovação, natureza, saúde e bem-estar.

O verde é comum nos mercados de alimentos naturais e produtos relacionados com a agricultura, com marcas como a Whole Foods e John Deere adotam logotipos nos tons de esmeralda.

Curiosidade: É a cor oficial da Irlanda, que recebeu apelido de “Ilha Esmeralda” por conta de suas lindas paisagens verdes do catolicismo. Tem a ver também com o trevo de quatro folhas, símbolo do país e do Dia de São Patrício (santo católico – 17 de março), que explicava através da planta, a trindade do Pai, Filho e Espirito Santo.

 

Azul

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Se você quer inspirar calma e tranquilidade, azul é a cor ideal. Sua forte associação com o oceano e meditação o fazem a cor perfeita mara marcas que querem trazer serenidade para um processo estressante.

É por isso que muitas vezes vemos bancos e companhias financeiras – como Chase e Visa, por exemplo – com logotipos que incorporam a cor azul. Se um cliente vai fazer uma transação monetária, seu subconsciente faz uma associação com a instituição financeira que deve pelo menos deixa-lo calmo e sem preocupações. Mesmo se a transação em si é um pouco estressante.

Curiosidade: O Facebook é azul porque Mark Zuckerberg sofre de daltonismo. O fundador do site afirmou que confunde as cores vermelha e verde.

 

Roxo

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Se a nobreza ou a sabedoria é a vibe que você quer passar, roxo é a melhor maneira de atingir seu objetivo. É conhecido como a cor da realeza e também denota comportamento imaginativo e criativo.

Marcas como Yahoo e Cadbury usam roxo como fundo para seus logotipos, e ambas as marcas são instanteneamente reconhecíveis para seus consumidores. Yahoo, por um lado, vai para a conotação de sabedoria, com ferramentas que fornecem tanto conhecimento (pesquisa na Internet) e inspiração. Enquanto isso, a Cadbury – cujos fundadores forneciam produtos para Rainha Vitória da Inglaterra – abraça a conotação da sua história como uma rica cor roxa.

Curiosidade: a cor roxa é a cor mais difícil de ser visualizada. 

 

Preto e branco

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Preto e branco são usados frequentemente um contra o outro, com o preto denotando o mistério e sofisticação, e o branco a limpeza e pureza. Mas, quando combinados, criam equilíbrio.

A Cartoon Network efetivamente usa preto e branco para criar um logotipo simples, equilibrado, com dois tons mostrando o yin e o yang da marca em si. O termo “Network” transmite sofisticação e pode até mesmo dar a sensação de abafado, mas quando combinado com o alegre “Cartoon”, joga com o balanço de duas ideias opostas – um conceito que é também visto no desenho do logotipo em preto e branco da marca.

Considerando o valor emocional e o significado por trás de uma cor, é possível fazer maravilhas para uma marca. É mais fácil trabalhar com cores simples, e o impacto de uma tonalidade forte e consistente ajudará a tornar sua marca inesquecível.

Curiosidade: Nos casamentos japoneses, o branco representa a ruptura da vida de solteiro e o início de uma nova família. Apesar de em muitos países, dizerem ainda que gato preto dá azar, na Escócia, Irlanda e Japão eles significam sorte.

 

E aí, qual é a cor da sua marca?

Inspiração: Follow The Colours e Chocola Design
Editado por: WDK Digital

 

 

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