COMUNICAÇÃO DO MUNDO WEB

loading.jpg

Facebook vai diminuir alcance de sites lentos

A penalização de páginas com carregamento lento já é algo comum em motores de busca como o Google, mas ainda não se aplicava ao algoritmo do feed de notícias do Facebook. Nos próximos meses, o Facebook irá priorizar links de carregamento mais rápido no feed de notícias dos seus usuários, como publicado em seu blog.

No post, o Facebook alerta para uma provável queda no alcance e tráfego de sites que exibam carregamento lento e explica que o algoritmo leva em consideração tanto a conexão do usuário quanto a de seu site, usando como exemplo o próprio feed de notícias.

Caso o aplicativo detecte uma conexão lenta do usuário, ele dá preferência a exibição de publicações feitas em texto ou links para sites, em detrimento dos vídeos. A publicação também revelou um novo guia de boas práticas para aumentar a velocidade de carregamento do seu site em dispositivos mobile.

Apesar de não ter sido mencionado em ambos os posts que mostramos acima, uma alternativa para melhorar o carregamento de seu site para melhorar o posicionamento no feed de notícias é convertê-lo para o formato Instant Articles. A função permite que, em vez de seus leitores serem direcionados ao site do jornal para ler uma notícia, por exemplo, eles poderão acessar o conteúdo hospedado no próprio Facebook, tornando o carregamento mais rápido.

Porém, muitas empresas ainda não adotaram os Instant Articles por temer que o formato diminua a capacidade de seus sites gerarem renda, como mencionado pelo TechCrunch. A despeito disso, em atualizações recentes o Facebook aumentou o espaço para anúncios, além de incluir botões para curtir a página ou assinar a newsletter com o email. Recentemente, a plataforma de Mark Zuckerberg planeja testar o uso de paywall – um bloqueio que exige pagamento ou assinatura em um site para que um artigo possa ser lido – daqui há alguns meses.

Publicado por Luciano Larrossa do blog ManyChat
Adaptado por Daniele Wan Dall da Agência WDK Digital
Agência WDKFacebook vai diminuir alcance de sites lentos
Compartihar este post

Comentar

Posts Relacionados