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O poder dos influenciadores digitais em estratégias de marketing

As marcas que ainda não se encontram no cenário digital e apenas optam por estratégias de mídia offline estão extremamente ultrapassadas, isso é fato. Em tempos nos quais uma presença forte de social media vale mais que peças de publicidade bem elaboradas, os influenciadores digitais é que ganham força e destaque. A popularização deu voz a qualquer pessoa que saiba utilizar as plataformas disponíveis como Instagram e Youtube, se destacando pela produção de um conteúdo que pode atingir um número gigantesco de pessoas. Pessoas relativamente normais – atrás de suas câmeras – contam suas experiências sobre determinados assuntos e que diante do apelo que tem com o público, entraram na mira de marcas que buscam melhores formas de atrair clientes.

É importante frisar que os influenciadores não são celebridades globais. Um influenciador pode ser reconhecido e respeitado no seu nicho, mas nem sempre isso quer dizer que ele tem grande exposição na televisão e cinema, por exemplo. Ainda assim, algumas características são iguais entre os influenciadores, não importa a qual nicho pertencem, como a grande audiência e autoridade entre os seguidores… e essas audiências pode concentrar-se nas redes sociais, canal do Youtube, blog ou comunidade online.

Construir uma audiência leva tempo e converter algumas pessoas que fazem parte dela em clientes é outro desafio. É aí onde os influenciadores entram, já que eles possuem atenção do público que você deseja alcançar. O marketing através desses influenciadores, estabelecem parcerias de conteúdo criativas entre as marcas e fazem com que as pessoas comprem o seu produto ou serviço.

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O poder do boca a boca

Sabe aquele marketing boca a boca existente há anos e que trás muitos resultados para a empresa? Então, a internet dispôs e mostrou que o boca a boca online vindo a partir de uma parceria com um influenciado, pode rapidamente escalar ainda mais o alcance da sua mensagem.

Fazer parceria com um influenciador pode ser justamente o empurrão que falta para acelerar esse processo com o seu público para efetuar um processo de compra e até mesmo ganhar mais seguidores, visualizações e etc.

Conteúdo especializado para a audiência certa

Os influenciadores são pessoas altamente respeitadas em seus nichos de atuação, o que significa que de alguma forma ou de outra, são produtores de conteúdo.

Por conta deste fato, você provavelmente não se preocupará muito com a qualidade do conteúdo e adequação do público. Afinal, o público já acompanha o influenciador em questão e aprova o que ele produz. O que mais deve dar atenção é a escolha do influenciador, a fim de garantir que o que a sua empresa oferece realmente se encaixa com a audiência dele.

Exposição elevada e aumento no valor da marca

Ter sua marca exposta para milhares de pessoas que, por sua vez, podem apresentá-la a outros milhares, é com certeza uma ótima oportunidade de sucesso.

Com ações bem planejadas e executadas, também conseguirá aumentar o valor de marca diante dos clientes, parceiros e até da concorrência.

Naturalmente não basta só ter exposição, mas conforme mais pessoas entram em contato com a sua mensagem, mais fácil se torna criar um relacionamento com elas que, mais tarde, levará a conversões.

O trabalho com influenciadores digitais na prática

Traçar uma estratégia com influenciadores digitais já rendeu boas parcerias e ótimos resultados para diversas empresas.

A seguir, alguns exemplos práticos:

A youtuber Julia Tolezado, mais conhecida como Jout Jout estrelou um comercial da empresa da telefonia Vivo. A sua concorrente Tim, conseguiu o terceiro lugar no ranking mundial nos assuntos mais comentados no Twitter ao realizar uma transmissão ao vivo da vlogueira Kéfera, dona do canal 5incominutos. Outro exemplo, foi a ação da marca de shampoos Tresemmé, que escolheu a blogueira Camila Coelho, famosa por seus tutoriais de beleza, moda e comportamento na internet para estrelar um comercial de TV o qual ganhou uma margem de 67%  de aceitação.

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Identifique os influenciadores certos

Como você deve identificar quem são os influenciadores mais indicados para trabalhar em conjunto com a sua empresa?

São três principais fatores a levar em conta. Eles são:

  1. Contexto: é preciso escolher quem tem apelo junto ao público que você deseja atingir;
  2. Alcance: um requisito é que essa pessoa tenha uma grande audiência, caso contrário o efeito da parceria será muito limitado;
  3. Poder da Ação: se trata da habilidade do influenciador em levar o público a ação.

Quando esses fatores estiverem alinhados entre si, você terá a escolha certa para a sua estratégia de marketing de influenciadores.

Pense no pagamento

Depois de escolher o parceiro ideal, é hora de considerar qual será o pagamento oferecido, não só a ele, mas também para os seus seguidores.

Muitos influenciadores, já estão acostumados a fazer parcerias com marcas, e alguns deles possuem até material voltado para quem deseja contratá-los. Então, essa parte não deve ser complicada.

Pense além! O que a empresa pode oferecer para os fãs desses profissionais – um vale desconto, período de teste grátis, etc. – a fim de convencê-los mais rapidamente.

Acompanhe os resultados

Procurar influenciadores para ajudar na sua estratégia de marketing digital é realmente uma boa saída para alcançar um público muito maior em menos tempo. Porém, depois de firmar o acordo, o trabalho não chega ao fim. Para garantir que o retorno sobre o investimento seja positivo, é indispensável acompanhar os resultados.

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É importante ressaltar que esses profissionais não são os únicos responsáveis pela sua reputação no meio digital. Entre outras ações, a sua marca precisar criar um relacionamento com o seu lead e conquistá-lo para ter bons resultados.

Estamos à disposição para desenvolver um planejamento estratégico e assim construir com solidez a presença online da sua empresa. >>> Agência WDK

Adaptado por Daniele Wan Dall da Agência WDK.
Fonte: Hotmart
Agência WDKO poder dos influenciadores digitais em estratégias de marketing
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