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O resultado do alinhamento entre marketing e vendas

O sucesso de uma empresa refletido nos resultados é fruto de uma estratégia bem elaborada e do trabalho em conjunto realizado por todas as áreas de negócio. E isso não seria diferente quando o assunto é alinhamento entre marketing e vendas. O setor de marketing e o comercial, responsáveis pelas vendas, não só precisam como devem ser parceiros fiéis em busca de bons resultados. Engana-se quem pensa que são áreas diferentes, pois uma tem tudo a ver com a outra.

Pensar que o marketing só deve cuidar das ações de venda e promoção, enquanto a área de vendas fica focada na prospecção e negociação dos serviços e produtos é uma visão há muito obsoleta. É importante lembrar que o que atrai as vendas são as ações de divulgação e promoção, realizadas pelo marketing, mas para que essas ações gerem resultados, a equipe de vendas precisa manter um relacionamento direto com os clientes.

Com a internet o acesso à informação ficou mais fácil e, com isso, o perfil do consumidor mudou. Hoje, antes de realizar uma compra, ele pesquisa sobre produto, marca, lojas, atendimento, entre outros fatores, para saber sobre a satisfação dos clientes e tomar uma decisão de compra mais segura. É nesse momento que o alinhamento entre marketing e vendas da empresa faz toda a diferença.

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Alinhamento entre marketing e vendas possibilita crescimento do faturamento

A relação entre os dois setores é extremamente importante para estabelecer as estratégias de comunicação, como marketing, publicidade, propaganda, relacionamento e promoção com as metas de vendas. O alinhamento entre marketing e vendas, quando bem executado, possibilita mais conhecimento à equipe comercial sobre o comportamento do consumidor, suas necessidades e dúvidas, e com isso consegue aprimorar seu processo de atendimento.

Essa parceria é fundamental para o crescimento dos leads, conversão deste em prospects reais e futuramente em clientes, além de gerar fidelização com foco em novas vendas. Pois é pelo alinhamento entre marketing e vendas que se torna possível o crescimento do faturamento empresarial.

Porém, por mais estranho que pareça, em algumas organizações essas duas áreas não são interligadas, a importância dessa parceria é ignorada e elas ainda realizam trabalhos totalmente individuais, desperdiçando chances de crescimento.

O motivo para essa resistência ainda existente no mercado é que, em alguns casos, o marketing acha que não tem nenhuma responsabilidade pelos resultados de vendas efetivas, apenas trabalha para a atração do público. Enquanto o comercial acredita que o marketing não presta nenhum apoio à área e que os resultados de faturamento da empresa são exclusivos do esforço aplicado nas vendas.

Para mudar essa visão equivocada e ultrapassada de gestão, é preciso repensar ações das áreas de marketing e vendas, a fim de tornar cada vez mais evidente a importância do trabalho em conjunto entre as equipes em busca dos melhores resultados para a empresa.

Ações sincronizadas

De nada adianta o marketing iniciar uma campanha inovadora se o comercial não está a par do assunto para transmitir os seus valores durante a prospecção e venda. Nessa situação, a parceria reflete a imagem positiva da empresa, seus produtos e serviços, importante para a identificação do público com a marca, aumentando o faturamento em vendas.

Reúna forças

A união dos dois times é capaz de gerar resultados surpreendentes, pois torna possível a junção de expertises de estratégias e ferramentas de comunicação com a experiência em relacionamento com os clientes e vendas. Essa importante troca de conhecimentos pode ser o segredo para alavancar as vendas e melhorar os resultados já no curto prazo.

Compartilhe dados

Analisar em conjunto os dados de marketing, como acessos no site, cliques, interação nas redes sociais e leads com contatos realizados diretamente com a equipe comercial é uma ação estratégica para repensar o planejamento de comunicação e a forma de vendas, para trazer mais clientes para a empresa. Afinal, o conhecimento compartilhado é multiplicado e resulta no crescimento das vendas.

Unifique suas equipes e multiplique o conhecimento de cada colaborador. Afinal, não dá mais para separar áreas e restringir ações. O alinhamento entre marketing e vendas tem tudo a ver com o sucesso do seu negócio!

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Fonte: Clint Solutions
Adaptado por: Agência WDK Digital
Agência WDKO resultado do alinhamento entre marketing e vendas
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